segunda-feira, 5 de setembro de 2016

INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS



ross peterson / Peter Weber



O que é o sonhar? O sonhar é aquilo da linguagem da alma, que conhece toda a dimensão, e que conversa, comunica e transforma em imagens mentais ou retractos. Para melhor compreenderem, a verbalização ou o que diz respeito aos sentidos auditivos são conhecidas unicamente nesta dimensão e apenas nesta dimensão. Um exemplo de como o homem utiliza a linguagem humana, que é constituída pela voz, e a linguagem da alma, pode ser demonstrado pela arte da persuasão humana, por um exemplo destes: Suponham que houvesse alguém que fosse representante de mercadorias, quer materiais ou da imaginação; quer tangíveis ou não. E suponhamos que tais mercadorias não se achariam presentes com esse representante. Entretanto esse vendedor procura transmitir a ideia do serviço que presta ou das mercadorias que vende, ou de uma combinação de ambas, a outra pessoa, ao receptor, ou cliente. O vendedor utiliza a linguagem humana – a voz e o idioma que conhece. Mas na essência, o que ele procura fazer, essa entidade tem em mente um retracto do produto que vende ou do serviço que presta, e procura transmitir esse mesmo retracto à mente do outro na esperança que o cliente partilhe dos bens que ele tem a oferecer. Mas presume que a voz descreva a imagem mental que tem na esperança de que a na mente do outro venha a obter a forma exacta.
Agora, nesta dimensão reina muita confusão, por o que é assumido pela mente de uma pessoa com base na presunção de ser recebido pela mente da outra assenta muita vez num equívoco. Contudo na linguagem na mente – que representa estas imagens mentais – pela transferência de um registo noutro, de uma mente para outra, a linguagem da alma é pronunciada, não por palavras mas pela transferência de imagens mentais – o que constitui aquilo que é conhecido pelo sonhar.
Agora, o homem pensa que o sonhar só se aplique àquilo que decorre quando ele penetra do estado natural do sono, que é quando ele se revela mais profundo. Contudo, se o homem se questionasse e abrandasse a satisfação dos seus aspectos, haveria de descobrir que se encontra num estado permanente de sonho. Apenas quando a mente consciente é deixada de lado e a entidade mergulha no estado natural do sono que se dá uma percepção mais ampla do estado do sono ou da linguagem da alma. Mas seja como for, é um estado constante.
Pergunta: Porque sonhamos?
Resposta: O sonho representa a forma como a comunicação entre o pequeno “eu sou” e o grande “Eu Sou” se estabelece. Assim como comunicação com outros, e convosco próprios. Embora a função natural do sonho… Quando a entidade mergulha no estado natural do sono a sua mente consciente é posta de lado. Os primeiros sonhos experimentados ao princípio da noite geralmente associado àquilo que tiver sido experimentado durante o dia, ou uma revisão daquilo que mais preocupe a entidade nessa altura particular. O sonho contém sempre aquilo que preocupa a entidade, por muitas vezes camuflado em simbologia, ou expressado de uma forma emblemática, se encontrar a solução para o problema por que a entidade mostra a maior preocupação.
E assim, se alguém estudar a linguagem da sua alma, e agir com base nessas soluções, então descobrirá que as horas passadas no estado de vigília se revelarão muito mais agradáveis e repletas de oportunidades e de contentamento, caso actue e reaja da forma indicada no padrão revelado no sonho. O sonho possui muitas funções, obviamente. Também serve de dispositivo de regulação que permite o corpo físico para continuar a funcionar de uma forma normal. Quando se dá permissão por parte da entidade física para deixar o corpo e para penetrar nas dimensões ou nos domínios destinados a uma comunicação, informação e inspiração mais avançada. O sonho também possui a função do prognóstico, por tudo quanto de importante ocorrer a uma entidade ser sonhado com antecedência. Algumas vezes - centenas de vezes - isso ocorre com anos de antecedência. Mas para aqueles que prestarem atenção e auscultarem com a mente a linguagem da alma, o sonho contém todas as respostas. Se ao menos penetrarem no “Santo dos Santos” a que chamam o estado da meditação, saibam que todas as noites ao entrarem no estado onírico isso também representa no estado da meditação. A arte da meditação não tem mistério algum, excepto que aqueles que se deixam confundir com a complexidade com aquilo que é direito próprio da entidade, o sonho natural. O sonho dir-lhes-á todas as coisas que busca na vida por essa altura. O sonho mostrar-lhe-á o caminho para a divindade. O sonho Seja qual for a preocupação indicará a forma como retornar a isso de que procedeu – a divindade. Todas essas promessas são atendidas no sonho.
Pergunta: Que diferença existirá entre um sonho e uma visão?
Resposta: Geralmente a altura do dia. Geralmente as visões têm lugar nas horas de expediente e os sonhos têm lugar quando o homem se encontra a dormir, durante as horas do sono natural. Mas seja como for, em essência, ambos são uma e a mesma coisa, ambos constituem um quadro traçado pela mente.
Pergunta: Qual será o melhor método de aprendizagem da linguagem das nossas visões e sonhos?
Resposta: Antes de mais, o registo dos mesmos será o paço lógico a dar. Quando a compreensão e começarem a registar os sonhos que têm, passarão a ver o desdobrar de um padrão. Tal padrão contém as chaves para a solução do problema que procura. Agora, uma vez mais, sobre o que é que sonham? Porque é que se interessam? Aquilo por que se interessam é sempre revelado sob a forma de sonho. Mas entendam que isso sempre reserva os vossos interesses iniciais. Por me última análise o vosso propósito, o vosso interesse principal está destinado a dar um maior realce aos adventos da alma assim como da divindade.
Por conseguinte, eventualmente em todos os sonhos ou em porções de certos sonhos apresenta-se o que começa por se revelar como orientação espiritual. Agora, evidentemente que isso lida com aquilo que representa a sombra da alma, ou personalidade. Mas essa será a substância em que o sonho lhes será dado a cada um, e a melhor maneira de o aprenderem passa por entenderem que há aspectos que se desenvolvem por padrões, e que pouco importa que a educação que tenham seja em larga medida limitada, pouca importância terá o passado cultural que tenham, assim como pouco importa a cor da pele que tenham. Por existirem aspectos no estudo do vosso sonho que se revelarão mais ou menos universais para todos.
Claro que se estiverem profundamente inquietados relativamente à escassez de comida, então os vossos sonhos estender-lhes-ão promessas de comida. Se estiverem preocupados com a falta de dinheiro, os vossos sonhos apresentar-lhes-ão promessas de dinheiro. Se estiverem preocupados coma  falta de companheirismo, os sonhos estender-lhes-ão promessas de companheirismo. Seja qual for a preocupação ou aquilo com que usualmente se preocupem será o que os sonhos iniciais da noite lhes indicarão em resposta. à medida que progredirem mais e mais pela noite adentro, e se aproximam da hora do despertar, essa será a altura do dia em que provavelmente terão um sonho de carácter espiritual, no centro dos quais sonhos que se prendam com a personalidade. Um sonho espiritual pode ser um daqueles que são designados por sonhos puramente psíquicos, quando se verifica uma comunicação entre todos os níveis. A entidade desperta com uma sensação de revelação.
Ele relacionar-se-á com o segundo aspecto desse sonho que é a personalidade, onde a universalidade será indicada um pouco por esses fragmentos. A medida que forem atravessando a vida, os vossos sonhos indicarão moldes de passagem pela vida, o que mais habitualmente diz respeito aos transportes. Tanto pode representar um carro puxado por um boi como poderá representar um camelo. Pode ser uma nave que voe pelo ar, mas tudo isso indicará um caminho ao longo da vida, uma estrada a seguir, seja uma trilha pedestre ou um comboio aerodinâmico. Isso indicará passagens a percorrer na vida, e o padrão revelará a forma como estão a viver. Poderão sonhar que estão a avançar sob a terra como uma toupeira. E se assim for, poderão razoavelmente presumir que estejam cegos em relação a tudo quanto esteja acima de vós, mas este é apenas um pequeno exemplo. Mas haverá este conceito universal por entre todos os povos, independentemente do fundo cultural que tenham, da religião e da raça ou da cor a que pertençam.
Há muitos que pensam nisso apenas na relação que tenha com a forma física, quando de facto isso dirá respeito a vocês ou ao mundo. Mas, se isso existir enfermidade na forma física, precisam entender que os livros religiosos falam do Templo, e que muita gente pensa que isso refira uma Catedral ou uma Igreja ou a Sinagoga. Mas esse não é o Tempo que é referido nesses livros mas o vosso corpo carnal, o habitáculo da vossa alma, a morada da vossa alma. Na maioria dos casos, se não estiverem excessivamente preocupados com a compra ou a venda de uma casa, evidentemente, e tiverem sonhos que representem habitações, frequentemente dirá respeito a um aspecto qualquer do corpo físico. Mas se estiverem preocupados com aspectos da falta de saúde nos vossos sonhos e isso corresponder à vossa preocupação principal, então certifiquem-se de inspeccionar a casa cuidadosamente no vosso sonho, por aí residir a resposta para a eliminação da aflição e a perturbação que carregarem na forma física.
Além disso, no que toca aos aspectos da consciência, se tiverem consciência de que a mente é o arquitecto ou mestre ligado às forças criativas, muitas vezes, se se interessarem por desenvolver a mente, então essas habitações poderiam em larga medida dizer respeito a níveis da consciência, níveis da percepção, níveis do desenvolvimento.
Há muitos aspectos que poderão considerar, mas quase sempre descobrirão que se virem um nómada que viva no meio do deserto, ou de um pescador em meio a um mar tempestuoso, terão sonhos com a água, e a água representa a vida, e o próprio espírito. Por o corpo carnal ter uma existência literal neste globo, neste local situado nas dimensões de Deus, tudo quanto a certa altura evoluiu a partir da água. O que não quer dizer que a alma evolua a partir da água, mas todas as formas de vida conforme a conhecem evoluíram da água. A água constitui a própria essência da vida, e o vosso sonho dirá respeito à vida ou ao espírito.
Muitos sonharão com áreas do mundo dos peixes, o que significará alimento espiritual, a menos que se encontrem com excesso de peso e necessitem de comer peixe para perderem peso. Usem um pouco de senso comum na interpretação disso, pois uma vez mais, com o que é que se preocupam? Entendam que alguém que nunca tenha visto peixe não sonhará com peixe mas que poderá sonhar com pão levedado ou não levedado, ou com bolo de farinha de aveia, por para ele isso representaria alimento espiritual. Por em muitos casos o alimento nos sonhos dizer respeito ao alimento da alma.
Uma vez mais, se tiverem sonhos com um glutão acham que isso diga respeito à alma, ou ao acto da gula? O mais provável é que seja a esta última. Mas há outros aspectos a considerar, mais universais por natureza. Que adorno apresentarão? De que modo trajam? Por haverem de descobrir que o modo como se vestem constitui geralmente a forma como desejariam aparecer aos outros. Vestem-se como um pavão, ou um pedinte? Isso é como desejariam aparecer aos outros. Há muitos sonhos em que a entidade dá por si despida. Definição simples – medo da exposição.
Sonharão muita vez com animais? Porque se o fizerem, a forma como um indivíduo considera esse animal constitui uma indicação de que isso representa um aspecto da vossa personalidade, a sombra da vossa alma. Sonharão com uma vaca contente a ruminar? Se isso acontecer, talvez o vosso problema se prenda com a indolência. Sonharão com o cão raivoso, pronto a morder quem passe? Então talvez tenham tendência para ser um tanto irritados e tenham rédea curta e tenham tendência para ser intolerantes e cáusticos e tendência a morder. Sonharão com o leão preguiçoso?
Mas ao descobrirem essas coias, não interroguem ninguém quanto ao que os levaria a sentir tais animais, mas questionem-se a si próprios: “Como é que isso me leva a sentir?” Porque alguns podem encarar os animais como um ganho, enquanto outros os poderão encarar de modo simétrico como covardes e fugazes. Isso é coisa pessoal. Mas há outros aspectos que poderiam ser considerados onde as pessoas que veem nos vossos sonhos, na maioria dos casos, elas são extensões de delas próprias, e a maneira como se sentem ou o que pensam em relação a esses indivíduos na verdade constitui a maneira como tratam na sua vida. E o homem é excelente a enganar-se a ele próprio e levar-se a crer que seja mais do que acredita que é. Ou menos do que é.
Ou sonham com coisas pequenas; talvez sonhem com insectos. Em muitos casos os aspectos das aves, em especial daqueles de cor negra representam um prognóstico de uma possível retirada do físico ou morte, de outro. Ou com uma campina. Se sonharem com chuvas de sapos, então estarão a sonhar com coisas imundas. Se quisessem que lhes fossem mostrados os vossos dons, e buscarem os dons que lhes pertençam por entre os divinos, então eles ser-lhes-ão mostrados, geralmente sob a forma de aves. Isso poderá ocorrer com dois ovos ocultos sob uma folha, ou a imagem de animais prenhes, ou de uma fêmea prenhe, é gravidez dentro de vós.
Agora, os aspectos da morte nos sonhos; alguns deles são literais e prognosticam aquilo que está para acontecer, mas outros são o que se poderá chamar de louvor delicado a vós próprios, por terem morto, ou as coisas no vosso íntimo terem fenecido, e se aproximar um novo nascimento.
Com os aspectos a considerar há aqueles sonhos que têm uma base puramente física por natureza. Por o relógio biológico de cada entidade e o da carne contar, e de vez em quando o alarme soa, e quando isso ocorrer a entidade procurará companhia geralmente por entre o sexo oposto para gratificação desse desejo, para partilhar por meio da congregação física. Há aqueles aspectos que são um espelho do “que anda pela noite,” em que os pesadelos são geralmente provocados, embora nem sempre, pelo acto da gula; quando o corpo precisa esforçar-se por digerir os alimentos que lhe são ministrados. Se as pessoas percebessem o quão se esforçam por comer, o que experimentam nos momentos de prazer com relação ao sabor, então a possibilidade seria a de não comerem tanto. Mas geralmente “o que anda pela noite” é simplesmente causado por uma entidade que tem um intestino demasiado flexível e que o enche até à caruta.
Ross Peterson
(continua)

DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO
Ross Peterson é completamente sincero na disputa de que “Qualquer um pode aprender a fazer o que ele faz – caso se prepare para pagar o preço.” O preço não é composto por esforço mas dinheiro, diligência, busca de si, um tipo de morte e renascimento psicológico.
“Não acredito que uma pessoa possa ter a motivação necessária para cumprir com o programa de expansão da consciência a menos que tenha passado por um despertar espiritual. Precisamos instaurar uma aceitação de que tudo quanto vemos constitui um produto de Deus, e que nós fazemos parte disso e nos achamos interrelacionados. O que simplesmente se resume ao seguinte: Aquilo que fazemos ao próximo, fazemo-lo a nós próprios. Chegamos a aceitar isso a ponto de pelo menos obtermos um toque de empatia pelo semelhante, quer seja u nativo das regiões elevadas do Amazonas ou faça parte de um pequeno grupo étnico em Toronto, Nova Iorque ou em Los Angeles.
“Se aceitarmos os aspectos espirituais da vida, de dispormos de uma força, quer essa força seja Deus ou seja de Deus - o que me é indiferente e não mais faz sentido para mim - e que tal força opere através das nossas mentes e nos pode capacitar a fazer qualquer coisa que queiramos na vida. Assim que o começarmos a aceitar, então começaremos a compreender o homem que foi Jesus. Mas eu creio que quem quer que se decida a trabalhar em harmonia com as leis de Deus pode vir a tornar-se num outro Jesus, ainda que tal leve muitas vidas para o conseguir.
“Bom, é isso que eu pretendo fazer. O objectivo que tenho na vida não é o de continuar a dar “leituras psíquicas” por jamais vir a conseguir a satisfazer numa vida a demanda que existe, mas ensinar outros a fazer aquilo que faço; a tornar-se nos seus próprios agentes psíquicos. Assim, deixarão de depender de mim ou de qualquer outra pessoa. Esse é o ideal.
“É possível que o façam sozinhos. Afinal de contas eu consegui-o, e agora outros poderão beneficiar da minha experiência. Vou estabelecer um programa detalhado de desenvolvimento psíquico tipo Faça-Você-Próprio que habilite qualquer um que o cumpra a alcançar o nível de funcionamento psíquico que eu atingi.
“O primeiro passo passa por conseguirem todo o conhecimento que possam respeitante à natureza psíquica do homem. As livrarias possuem uma gama interminável de livros sobre todo o tipo de temas relacionados com o campo psíquico. Obtenham tudo quanto conseguirem acerca do psíquico e em especial sobre a arte da meditação. Estudem isso e a seguir iniciem uma prática diária de meditação. Não se excedam. De facto não mais do que dez minutos duas vezes ao dia devem ser despendidos em meditação, nos estágios iniciais.
“Depois, preparem-se para perseverar, por mais ninguém poder meditar por vós. Não existe coisa alguma como meditação por procuração, do mesmo modo que não existe salvação por procuração. Vocês precisam fazê-lo. Dez minutos duas vezes ao dia praticados diligentemente, com sinceridade, todos os dias.
“O segundo meio de se tornarem psíquicos com segurança e sem correrem o risco de se tornarem psicóticos – que podem praticar juntamente com as vossas sessões de meditação – é a interpretação dos sonhos. Se disserem que não sonham, será uma lástima. Se isso for verdade, ou serão psicóticos ou estarão num estágio avançado da dependência ou do alcoolismo. O que a maioria das pessoas realmente quer dizer quando refere quando afirma que não sonha, é que não recorda os sonhos que tem. Pois bem, comecem a recordá-los. Eis como o devem fazer: Mantenham um diário de sonhos. Comecem por repetir uma afirmação todas as noites antes de se deitarem. Ao relaxarem mesmo antes de mergulharem no sono, afirmem simplesmente para vós próprios: “Esta noite vou recordar os sonhos, e assim que lembrar um deles acordarei por breves instantes para registar uma ou duas palavras, e então lembrar-me-ei do resto pela manhã.” Tenham um gravador junto a vós ou uma caneta e uma folha de papel.
“Ora bem, poderão passar três ou quatro dias, ou mesmo três ou quatro semanas até que realmente comecem a recordar os vossos sonhos todos. Mas uma vez mais, com perseverança e prática, eventualmente tornar-se-ão profícuos na recordação dos sonhos todos que tenham durante a noite. Quanto à forma de interpretarem os vossos sonhos, isso também sucede com conhecimento e prática. Existe muito material excelente acerca da interpretação dos sonhos ao dispor. Leiam de forma abundante para obterem compreensão do simbolismo dos sonhos.
“Consigam algo acerca do Freud, do Jung, algum material sobre o Edgar Cayce, alguns livros de profissionais como Calvin Hall e outros psicólogos contemporâneos. Deixem-se embeber por esse material. Se encherem a mente com retalhos de informação que captarem de um ou de outro sonho, a vossa mente inconsciente registá-los-á e mais tarde fornecer-lhes-á uma mensagem significado sempre que precisarem dela.
“Ao registarem fielmente os vossos dramas nocturnos no vosso diário, descobrirão que lhes fornecerão pistas importantes para o vosso progresso psíquico e espiritual.
A título de exemplo, eis aqui um sonho bastante profundo que tive após ter começado a praticar abstinência do álcool e me interessar profundamente pela natureza de Deus e o significado da vida. Eu clamava desesperadamente por vida e por compreensão. Nesse sonho dei por mim no too de uma montanha cercado por um muro de tijolos. O topo do monte era muito pequeno e provavelmente não teria mais que cinquenta metros de largo. Era completamente liso e o muro teria uns noventa centímetros a um metro e vinte e rodeava por completo o topo da montanha. Dirigi-me para a esquerda e ao olhar por sobre o vale vi as ruínas fumegantes e em brasa de uma cidade, como acontece depois de um incêndio. Dirigi-me para a direita e ao fazê-lo reparei que sobre o horizonte se aproximava uma luz branca que cegava. Era abrangente e deslumbrante a ponto de eu não a conseguir encarar com receio de cegar. Então, caí de joelhos e abriguei-me por detrás do muro, mas senti a luz a inundar-me, quase como um satélite brilhante que orbitasse ao redor por sobre a cabeça. Contudo era tão brilhante na sua intensidade que eu sabia que não a podia encarar.
“Trabalhei esse sonho e a interpretação que obtive – e vocês também hão-de encontrar proficiência no decifrar dos vossos sonhos, que crescerá com o estudo e a prática – foi a seguinte: Aprendi que nos meus sonhos, tudo quanto veja do lado esquerdo constitui a minha expressão material da vida. Aquelas ruínas em combustão lenta representavam a vida que eu tinha acabado de deixar. Agora, o que vejo do lado direito nos meus sonhos diz respeito ao aspecto espiritual da minha vida. Além de representar um prognóstico do que estava por vir. A luz aproximava-se mas eu ainda sentia receio dela, por assim dizer. A luz para mim representa o conhecimento, energia, consciência de Deus. A luz aproximava-se e eu conseguia vê-la mas eu era de tal modo infantil espiritualmente que ainda me sentia assustado com ela.
“E o muro? Era o dispositivo de protecção que eu tinha colocado ao meu redor, para me proteger e à minha personalidade. O topo da montanha representava o grau das aspirações que nutria. Queria atingir nada menos que o próprio divino, ou chegar o mais que conseguisse do céu. Então, à medida que o meu crescimento espiritual e psíquico prosseguiu – e trata-se de um crescimento, lembrem-se, e não algo que aconteça da noite para o dia - eu tinha sonhos em que estava a pescar. Em breve fiquei a saber que a pesca e a água possuíam uma conotação espiritual, e que esses sonhos espelhavam o meu desenvolvimento.
“Quando pela primeira vez comecei a sonhar com água e com peixes, eu pescava em águas barrentas e capturava aquilo que podiam chamar de formas de peixe inferiores, como carpas e bagres. Num desses sonhos capturei uma baleia escura e enorme que tinha a boca cheia de dentes contorcidos, mas dentes que caiam. Mas tive este sonho pouco antes de reconhecer que o engano excessivo que cometia e mentira patológica que usava constituíam uma proibição que precisavam ser eliminados do meu carácter a todo o custo, independentemente de quem viesse a fazer sofrer. Que, antes de mais, seria eu.
“Fiquei a saber que nos meus sonhos, dentes a cair geralmente indicavam engano como um problema. Por vezes, evidentemente, tais sonhos podem avisar-nos de que estamos com problemas nos dentes ou que padecemos de uma condição como a da piorreia. Mas quando o sonho se reveste de um sentido espiritual – e isso é algo que precisamos desenvencilhar com a prática – a perda de dentes parece dizer respeito a engano enquanto problema a ser superado. Pelo menos, no simbolismo dos meus sonhos.
“O peixe para mim representa alimento espiritual. Uma baleia não constitui um peixe, o que me indicava que estava a comer alimento impróprio. Além disso era negro, o que sugeria que eu me voltava predominantemente para o lado obscuro das coisas e que ainda tinha muito a aprender.
“Mas então atravessei uma fase na minha vida em que era bastante agressivo. Não o permitia que ninguém me falasse fosse do que fosse. O peixe que pescava nos meus sonhos nesse período eram sempre lúcios ou salmões, que são predadores. O lúcio tem a boca cheia de dentes com que corta caminho por entre um cardume de peixinhos. Tais sonhos indicavam que eu não tinha controlo, e para moderar a agressividade que carregava. Mas a água em tais sonhos era mais clara do que nos sonhos anteriores, pelo que isso representava um sinal de esperança. Eu estava a fazer progressos.
“Ultimamente tenho pescado em águas límpidas, sem precisar de qualquer instrumento. A água encontra-se sempre em lagos de águas plácidas, e eu só estendo a mão e os peixes vêm a mim. Os peixes, nestes sonhos recentes são maravilhosos e assemelham-se a pescada, ou o que se poderá chamar de anchovas. São esbranquiçados e azulados, quase prata, e cintilam quando a luz do sol incide sobre eles. E a água é tão cristalina que eu consigo ver os peixes a vários níveis de profundidade.
“No sonho mais recente que tive dessa natureza, havia um grupo de pessoas por trás de mim, e os peixes nadavam de encontro a mim e eu dava a cada pessoa dessas um peixe.. Bom, creio que esse sonho exemplifica aquilo que eu gostaria de superar. Gostava de deixar de estender peixes às pessoas. E é o que eu estou a fazer quando faço uma “leitura psíquica” a alguém; estou a dar um peixe à pessoa. Mas aquilo que realmente gostaria de fazer é ensinar às pessoas como pescar por si mesmas.
“O que me trás de volta à questão de como desenvolver os vossos poderes psíquicos. Uma pergunta que alguém poderá ter neste momento é: Como poderei saber qual a área precisa da minha vida a que um sonho particular se refere? Como hei-de saber quando um sonho reflecte um problema físico – coisa que pode – ou um problema sexual, ou possui um significado espiritual? Uma pista passa por apurar o mais elevado interesse ou preocupação que sentem nessa altura particular? Se tiverem tido razão para se preocuparem com a saúde física, o sonho bem que poderá dizer respeito a isso. Se estiverem particularmente preocupados com dinheiro, o vosso sonho poderá lançar uma luz sobre isso. Se o crescimento espiritual for da máxima importância na vossa mente, o provável é que o vosso sonho seja relativo a ele.
“À medida que forem avançando desenvolverão uma intuição quanto à parte da vossa vida que pertença um determinado sonho. Podem sentir interesse por três ou quatro coisas ao mesmo tempo. Nesse caso, o provável é que os vossos sonhos reflictam esses interesses por ordem de prioridade. O primeiro sonho que têm durante a noite referir-se-á ao problema em que concentrarem maior interesse; o segundo, referirá o interesse seguinte por ordem de importância, e por aí fora.
“Agora, se registarem fielmente os sonhos que têm e ponderarem bem – podem pedir por auxílio para a compreensão de um sonho difícil no vosso período de meditação, que isso às vezes resulta – quer estejam a fazer progressos espirituais ou não tornar-se-á evidente por meio do simbolismo dos sonhos. Aquilo que emergirá no sonho após sonho será um padrão de analogias (semelhanças). No meu caso, trepar a uma colina significa alçar-me mais alto espiritualmente. Outros poderão sonhar que estejam a voar e gradualmente subir cada vez mais alto. Outros ainda poderão sonhar que sobem degraus e em sonhos sucessivos chegar sucessivamente mais perto do topo das escadas.
“Bom, agora voltemos à meditação. Se tiverem séria dificuldade em atingir o nível meditativo, há um atalho que recomendo. Deixem que antes diga que alguns têm um medo terrível da hipnose. Concordo que deverão ser extremamente cautelosos com respeito àquele que permitem que os hipnotize. mas se houver alguém em quem tenham confiança, vão até essa pessoa e digam-lhe: Ajude-me a atingir um estado de hipnose.” Há apenas uma razão para quererem ser hipnotizados por alguém – para aprenderem auto-hipnose rapidamente. O caminho mais fácil pata alcançar um nível profundo de auto-hipnose passa por lhes alguém lhes induzir um profundo estado de hipnose e depois levarem esse alguém a passar o controlo para vós. Isso é conseguido muito simplesmente. O hipnotista diz meramente: “Sempre que quiser alcançar este nível de consciência por si só, fará três inspirações profundas e repetirá a palavra paz para si próprio três vezes. Ou assim... A questão está em que rapidamente conseguirão – em certos casos instantaneamente – colocar-se num profundo estado hipnótico ou num estado meditativo sempre que o queiram.
“A auto-hipnose nada mais é que um estado alterado de consciência. Mas com ele poderão conseguir duas coisas. Primeiro, se houver alguma coisa que queiram fazer – perder peso, melhorar a memória, superar sentimentos de inferioridade – podem programar-se para isso através da auto-hipnose. Em segundo lugar, se quiserem explorar os níveis profundos da consciência para obterem inspiração e conhecimento – deus sabe lá de onde – eu garanto-lhes que ele virá. Entrem num estado de auto-hipnose, clareiam a mente por completo, e poderão pedir e receber as respostas para os vossos problemas.
“Agora, não perderão necessariamente consciência total no estado de hipnose profunda. Eu perco, mas isso deve-se a que me coloque conforme o Cayce e ter pensado tratar-se da única forma de o conseguir. Mas não é o único modo. podem encontrar-se num estado em que se encontrem a meio caminho entre a consciência e a inconsciência, e virem ao vosso encontro impressões. Podem expor essas impressões à medida que chegarem a vós. Elas simplesmente lhes acorrerão à mente. Bom; uma vantagem desse método está em não necessitarem de condutor; vocês podem fazer isso vós próprios. Atingir o transe – o estado de profunda inconsciência em que eu mergulho – não é coisa necessária à pessoa comum. Podem obter toda a inspiração e lampejos psíquicos de que necessitem num estado de semiconsciência, ou aquilo a que chamo de devaneio. Um devaneio é simplesmente um sonho acordado. E se praticarem a auto-hipnose por tempo suficiente, garanto-lhes que chegarão a atingir o devaneio. Mas, em que coisa consiste exactamente o devaneio?
“Bom, sentirão o vosso ser todo repleto de uma sensação de tal modo cálida de amor puro que, se alguém lhes cuspir na cara e lhes der um pontapé nas ancas, continuarão a sentir esse amor. Não odeiam ninguém nem coisa alguma. Deixem que o descreva do seguinte modo: se conseguirem que vão a percorrer uma rua enlameada pelo meio dessa rua e que vagueiam pela imundície enterrados nela até aos joelhos, estarão tão despidos quanto um gaio enquanto sopra um vento gelado e veem pessoas alinhadas dos lados a bater-lhes com pedras aguçadas, e ainda assim sentem-se bem, carinhosos, e despreocupados quanto ao que alguém lhes faça – então terão experimentado devaneio.
“Ainda se encontram conscientes; têm consciência do que os cerca. Mas aquilo que os rodeia terá retrocedido em termos de importância para vós. Envolve-os uma sensação de beatitude e de bem-estar. Além disso, as impressões psíquicas sucedem no estado de devaneio. Chegam-lhes impressões espirituais, e intuições acerca de vós e de outras pessoas. Que serei eu? Que deverei fazer da minha vida? Essas questões são respondidas nos devaneios. Poderão experimentar a vossa sensibilidade psíquica focando-vos em situações ou pessoas que envolvam fortes emoções. Eu penso que essa seja uma razão para as pessoas poderem tornar-se bastante precisas quanto a um diagnóstico psíquico da doença – por ficarem muito emocionados com respeito à vossa pedra nos rins, ou úlcera, ou palpitação cardíaca, ou cegueira parcial.
“Assim, captem algo que contenha um forte conteúdo emocional para testarem os vossos poderes psíquicos. Façam uma pergunta que tenha significado para vós. Por a percepção extra sensorial, conforme outros pesquisadores terão confirmado, parecer ser facilitada ou activada pela emoção forte. O sítio ideal para começar será tentarem sintonizar a vossa Tia Bessie, que adoram, e fazer um exame físico do seu estado de saúde. Poderão obter lampejos em diferentes direcções. Poderão ver o seu corpo com um X ou com um ponto enegrecido, o que quererá dizer que tenha um problema nessa área do corpo. Também poderão sentir um dor no vosso peito, o que indica que ela padeça de problemas de peito. Poderão captar a palavra pâncreas, e pressentir que se passe algo de errado com ele. Impressões de natureza psíquica sucedem em diferentes formas.
“Agora, não desanimem, se de início alcançarem uma precisão de menos de a cem por cento. Eu afirmei no início que o desenvolvimento dos poderes psíquicos é somente isso – um desenvolvimento – e que leva tempo. Aprender a desenvolver a vossa capacidade psíquica na verdade não difere de aprender a ser contabilista, condutor de camião, um bom político, um médico especializado. Ninguém lhes pediria que ensinassem física se nunca tivessem aprendido física. Mas vocês podem frequentar uma escola e aprender física e tornar-se suficiente realizados para a ensinar. Contudo, mesmo assim, não conseguirão saber tudo quanto há a saber com respeito à física; não se tornarão infalíveis na matéria. O mesmo se aplica ao desenvolvimento dos poderes psíquicos. Eles tornar-se-ão gradualmente mais fiáveis, mais exactos, mas cem por cento de precisão é factor desconhecido. Até mesmo o Cayce teve os seus dias não. E certamente eu tenho-os igualmente. A razão assenta no facto de que nós somos humanos e as impressões psíquicas são filtradas pelas nossas mentes, que por vezes são influenciadas pelo humor do momento, o estresse em que tivermos estado, o nosso estado físico, aquilo que tivermos comido e vários outros factores.
"Bom; aqui está algo que acho nunca vir a ser realçado o suficiente: A menos que estejam na disposição de se desenvolverem espiritualmente e de eliminarem os defeitos na vossa personalidade à medida que desenvolvem os vossos poderes psíquicos, tornar-se-ão muito mais psicóticos do que psíquicos e sofrerão mais rupturas na vossa vida. Não terão maturidade para lidar com os vossos poderes psíquicos. Tornar-se-ão aquilo a que eu chamo de "floco." Tornar-se-ão num psíquico anormal, daqueles que há aos montes. Mas eles têm vidas terríveis. Outros poderão servir de ajuda, mas a eles próprios não conseguirão ajudar. Ver-se-ão apoquentados pelo alcoolismo, pelos problemas ligados às drogas, pela instabilidade emocional. A razão deve-se a que o seu desenvolvimento psíquico tenha deixado para trás o seu desenvolvimento espiritual. Poderão ser gigantes psíquicos mas pigmeus espirituais. Assemelhar-se-ia a desenvolver as vossas mãos para exclusão do resto do vosso corpo até ficarem com mãos grotescamente ampliadas. Quem quererá isso? A ideia passa por desenvolverem todo o vosso ser. Se negligenciarem o crescimento espiritual e moral irão deixar de estar em sintonia, irão ficar desproporcionados.

Assim, o processo do desenvolvimento psíquico não deve ser apressado. Desde o começo até começarem a obter resultados psíquicos consistentes, deverá levar provavelmente três anos e meio, em média. É por isso que precisam de perseverança e de paciência.
“Bom; terão períodos antes disso em que se encontram cem por cento em sintonia. Contudo serão intercalados com contratempos. Mas gradualmente esses contratempos reduzir-se-ão e os sucessos estabilizar-se-ão e tornar-se-ão consistentes.
“Agora, para o indivíduo relativamente indolente, ainda há esperança de aprender meditação se utilizarem dois períodos que são naturais para meditar; mesmo antes de caírem no sono pela noite e mesmo antes de acordarem pela manhã.
“Em alturas dessas, encontram-se no que é chamado estado hipnagógico e a mente encontra-se bastante receptiva a sugestões. Eu utilizo esses períodos com frequência para resolver problemas. Simplesmente deixo-me ficar na cama, quer antes de mergulhar no sono ou imediatamente após despertar, e coloco a mim próprio umas seis vezes a pergunta que me incomoda. Então, a solução para o problema parece surgir. Não importa se é problema de natureza física, financeira ou espiritual. A resposta sobrevem. Tentem fazê-lo.”
Ross Peterson também sugere que no estado meditativo ou hipnótico ou de devaneio, seja o que for que lhe chamem, o sujeito peça auxílio ou orientação aos seus “guias” ou “anjos.”
“Eu acredito definitivamente em anjos,” disse Peterson, “ e creio ter nove que me auxiliam em qualquer altura que eu peça. Se aquietar a minha mente e mentalmente formular o pedido de auxílio, tem lugar um género de comunicação que quase se parece com falar comigo próprio. Mas provêm respostas mais sensatas do que eu provavelmente poderia suscitar no estado consciente. Se eu seguir o conselho que recebo em tais alturas, invariavelmente resulta em benefício de alguém. Se deixar que o meu próprio ego se intrometa no caminho e disser: “Para o diabo com isto, não vou fazer isto,” meto-me em sarilhos. Geralmente sarilhos mais e mais profundos. É quase como proferir uma mentira, sabem; É quase como proferir uma mentira, sabem; precisamos proferir três mentiras adicionais para encobrir aquela. Assim, eu aprendi a seguir o conselho recebido, e por vezes sinto mesmo que o conselho representa uma orientação proveniente dos anjos que me assistem.
“Agora; se tentarem isso mentalmente, por vós próprios – mentalmente pedir aos guias ou anjos para os ajudarem, ou para que se dêem a conhecer a vós – mais cedo ou mais tarde obterão a manifestação que pedem. Poderão vê-los em meditação, ou sentir uma presença benévola, ou um grupo de presenças dessas, a rodeá-los. Aprendam a pedir auxílio aos vossos guias, por terem guias, e receberem auxílio.”
Ross Peterson disse que há uma vantagem com o estado do transe profundo, o estado de inconsciência que ele atinge nas leituras que faz, que o estado de devaneio (sonhar acordado) ou os estados de semi consciência.
“No estado de transe consegue-se obter um maior detalhe. Sem sombra de dúvida. Se realmente pretenderem sondar o corpo físico de um requerente e inspeccionar os seus órgãos, um a um, o estado de transe parece necessário. Se quiserem ir mais fundo do que as fantasias do devaneio, e penetrar fundo na vossa consciência, de forma a falarem automaticamente e sem qualquer esforço, e as palavras se verterem pela vossa boca, precisarão tomar medidas especiais.
“O ideal seria que encontrassem um professor, alguém que pratique isso, a fim de os “levar até ao fim,” ao transe. Mas dir-lhes-ei como é que eu penetro no estado profundo de transe, e se quiserem fazer o mesmo por conta própria, força.
“Contudo, não ficarão por conta própria. Precisam de alguém que os conduza, alguém com quem estejam em harmonia e que esteja disposto a ser muito paciente. Aquilo que esperam de um condutor é alguém que seja sinceramente empático com os outros; que seja amável, gentil, dado e, espera-se, que saiba perdoar. Alguém que não seja do tipo de criticar. Porque se tiverem alguém que fora de sintonia convosco, irá perturbar os resultados psíquicos.
“Também deviam trabalhar com o mesmo conductor em função dos melhores resultados. Se mudarem de contuctor, será como tentar aprender física com uma série de diferentes professores, cada um a pegar onde o anterior tiver largado.
“Para que um transe psíquico resulte com um conductor é um trabalho de equipa. Leva tempo a edificar uma confiança mútua. Presumamos que tenham praticado meditação e atingido um estado razoavelmente profundo de auto-hipnose que tenha possibilitado a eclosão de flashes psíquicos consistentes. Como hão de ir mais fundo? Eis exactamente o que eu faço. Afrouxo toda a roupa apertada, tiro os sapatos, e em especial folgo o pescoço. Sempre tenho a tendência para esfregar os olhos e testa. Não sei se haverá alguma razão para tanto mas sinto-me confortável fazendo isso.
“A seguir faço um pouco de respiração profunda pelo nariz – três inspirações por uma narina e três inspirações pela outra, inalando por uma narina e exalando pela boca. A razão porque faço isso deve-se às orientações dadas por uma leitura. A seguir relaxo por completo o corpo, começando pelo topo da cabeça e terminando nos dedos dos pés. Atingi o ponto em que posso fazer isso num minuto ou menos. No começo levava mais tempo. Depois simplesmente aguardo a formação daquele padrão embrionário na minha visão interior.
“Agora, provavelmente não verão exactamente aquilo que eu vejo. Alguns, nesta fase, veem clarões de luz, semelhantes a uma multiplicidade de estrelas tremeluzentes. Outros veem linhas onduladas ao longo do seu campo de visão. Outros ainda veem cores, ou preto e branco. De qualquer modo, quando vejo a formação embrionária azulada – mas vocês verão o vosso símbolo individual, porventura uma estrela em ascensão – então sei que tudo posso seguir em frente. Digo a minha oração, “Meu Deus, por favor, auxilia-me a ajudar os outros.” Aquilo que vejo a seguir é os rostos dos meus anjos ou guias a aproximar-se de mim em semi círculo, a aumentar de estatura à medida que chegam mais perto. Vocês poderão, ou não, experimentar isto. Sinto-me inclinado a pensar que o venham a ver, ou algo comparável. Digo-o porque comigo foi espontâneo. Eu não tinha preconceitos nem alimentava expectativas que me levassem a tal tipo de coisa. Simplesmente ocorreu. E é provável que venha a ocorrer convosco, embora sem dúvida não da mesma forma.
“Quando vejo os meus guias e sinto emanar deles amor – uma sensação de enorme segurança – começo uma série de inspirações abdominais muito profundas, que conto para mim próprio de dez a um, por ordem decrescente. Agora, mesmo antes de começar a contar forço o diafragma a fim de inspirar profundamente. Esse é o sinal que dou à Irva, a minha condutora. A esta altura, Irva começa a contar a cada inspiração que faço Quando digo dez ela começa a recitar as palavras “Por favor, limpa a mente… e diz-nos quando estiver limpa. Geralmente não ouço tais palavras. Quando começo a contar as inspirações profundas, e digo, “dez,” essa sensação de afundamento tem início. Assemelha-se a um desmaio, ou ser posto a dormir sob acção de uma anestesia como o Sódio Pentotal.
“Conto “nove” e uma sensação de desmaio ganha força. Geralmente quando chego aos “sete” ou “seis” acontece… simplesmente mergulho num profundo estado de inconsciência. A seguir, embora não tenha consciência disso, respondo ao conductor dizendo: “A mente está limpa,” e a Irva então passa a dar-me instruções quanto ao local, ao momento, à pessoa ou ao que a minha mente deve abordar.
“Quando comecei, muitas vezes lembrava-me da contagem até ao fim. E por vezes eu entraria na inconsciência e conseguia qualquer coisa, outras vezes não. Não se sintam desencorajados se forem bem-sucedidos entrando na inconsciência um dia e durante as três tentativas seguintes não o conseguirem. Continuem, e eventualmente atingirá a consistência. Se existe algum estado mental que conduza a um mergulho na inconsciência precisaria chamar-lhe uma atitude de entrega total. Simplesmente confiamos em Deus, nos nossos guias espirituais e no nosso condutor, e deixamos tudo o mais… completamente.
“Aquilo que de que têm consciência a seguir é despertar do transe e não serão capazes de acreditar que efectivamente tenham estado inconscientes durante uma hora. Quando a seguir ouvidos a gravação do que tivermos dito, e a nossa própria voz, apesar de não ser a mesma, como um zumbido a tratar de coisas completamente além do nosso conhecimento – bom, essa é uma experiência verdadeiramente surpreendente.”
Ross Peterson reiterou aquilo que considera uma parte vital importante de embarque num programa de desenvolvimento psíquico.
“Desenvolvam a pessoa inteira. Para tanto, antes de mais, precisa haver um meio qualquer por que consigam alcançar compreensão de vós próprios. Autoconhecimetno é chave.
(continua)

Transcrito e traduzido por Amadeu António

Sem comentários:

Enviar um comentário