segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CRENÇAS E SUGESTÃO HIPNOTICA




(Excertos)


Tradução: Amadeu Duarte


“Seth: As vossas crenças agem, pois, como enfoques hipnóticos. Vós reforçais-lhos constantemente por meio da conversa interior normal a que todos saciais…

“As vossas crenças actuam, pois, como um hipnotizador. Enquanto as directrizes particulares foram dadas, haveis de experimentar automaticamente em conformidade. A única sugestão que pode romper isso é a seguinte: Eu crio a minha realidade e é no presente que encontro a minha força…


“A hipnose estruturada permite simplesmente que o sujeito utilize os plenos poderes da concentração, desse modo activando os mecanismos inconscientes…


“Muita gente atribui um enorme poder ao hipnotizador, no entanto, sempre que tendes a atenção concentrada de alguém, actuais como um hipnotizador em grande medida. Sempre que tendes a vossa própria atenção indivisa actuais como um hipnotizador e sujeito em simultâneo…


“Ficastes de tal forma hipnotizados por um tipo de pensamento de nível exclusivo que tudo o mais parece impraticável. Concentrais-vos naquelas decisões que tomais, e ignorais o processo envolvido. Isso foi levado ao extremo, entendem?..


“Muitas vezes encontrais-vos de tal modo desligados dessas operações interiores que as vossa decisões parecem proceder de outro lugar qualquer. Podeis convencer-vos de que estejais à mercê dos acontecimentos, que estão além da capacidade de controlo que tendes, muito simplesmente por vos encontrardes tão fora de sintonia convosco próprios que jamais captais os momentos em que tomais as vossas decisões. Depois sentis-vos como se fossem os peões do destino, e a ideia de acção provável soa como o mais puro contra-senso. Cada acontecimento parece inevitável. Se tal atitude for levada por uma duração excessiva, então parecerá mesmo que não tereis mão de todo, na execução da vossa própria realidade. E sempre vos sentireis como uma vítima…


Sem comentários:

Enviar um comentário